O planeta Plutão entrou esta semana definitivamente no signo Aquário e terá este posicionamento durante 20 anos! Este é um dos Trânsitos com mais impacto na Astrologia, porque o planeta mais profundo e transformador muda para o signo mais revolucionário e tecnológico do zodíaco. A última vez que Plutão esteve no signo Aquário foi no final dos anos 1700, e foi um período que marcou profundamente a história da Humanidade, com vários acontecimentos sociais, como a Revolução Francesa e a Revolta Irlandesa que influenciaram bastante a sociedade. O planeta Plutão pode ser visto como um marcador de grandes revoluções, mudanças e transformações que moldam não só indivíduos, mas gerações inteiras.
Os Trânsitos de Plutão são muito fortes e exigem algo novo através do corte radical com o passado. É um despertar para um novo nível de consciência; Plutão rege o profundo, a morte e o renascimento, realçando o poder interior e as transformações mais intensas, que provocam sofrimento, mas que são completamente necessárias para a evolução individual e coletiva.
Mas estas mudanças profundas levam o seu tempo e podem demorar anos a concretizarem-se, principalmente ao nível individual na vida de cada um, e vai depender também do padrão que cada um tem construído na sua própria vida; este padrão pode demorar até ser desconstruído, principalmente se está muito agarrado aos padrões e paradigmas tradicionais.
O signo Aquário representa a liberdade, a inovação, a imprevisibilidade, as tecnologias, a rebeldia e a contestação. A energia do planeta Plutão no signo Aquário traz uma ‘limpeza’ das estruturas antigas, com um desejo profundo de novas ideias e inovações, especialmente em áreas ligadas à tecnologia, liberdade de expressão, política e questões sociais
No entanto, qualquer transformação e desenvolvimento (seja ao nível coletivo como individual) só acontecem se tudo for visto e avaliado com honestidade, porque todos os problemas ignorados terão tendência para se escalar e intensificar com este Trânsito; serão 20 anos de transformação, mas o sofrimento só surgirá se não houver preparação para este momento - esta preparação passa por uma imersão na clara necessidade de transformação, porque qualquer negação desta necessidade culminará em sofrimento.
O desafio e transformação de cada um significa começar uma nova fase inovadora relativamente ao que tem sido feito até aqui (principalmente na Casa onde o planeta Plutão está posicionado agora nos Trânsitos Anuais de cada um), cuidando sempre de si, das suas emoções e da sua energia para aceitar mais facilmente as transformações que este Trânsito trará.
Já se tem sentido (principalmente no último ano) a influência deste Trânsito, e a partir de agora esta será ainda maior, como: um afastamento de valores antigos e burocráticos; mudanças em filosofias e crenças absolutas; revoluções políticas e sociais; aumento de extremismos; obsessão por tudo que é novo, tecnológico e por bens materiais; foco em descobertas científicas; questionamento de estruturas de poder; importância da ética no desenvolvimento científico e na inteligência artificial.
Algo que estará muito presente nos próximos anos (e engolirá completamente quem não desenvolver o seu interior de forma honesta) é a hipocrisia gritante entre: a atual popular necessidade de um elevado altruísmo, solidariedade, abertura moral, sacrifício e tolerância social a todos os níveis e, ao mesmo tempo, o enorme egoísmo e egocentrismo de todos, seja nas suas relações pessoais e profissionais, nas suas necessidades e desejos, ou nos seus atos e pensamentos.
O choque será ainda maior em quem diz uma coisa, mas faz e deseja outra – o fingimento de todos será desconstruído de uma forma atómica e a culpa do sofrimento causado será somente de cada um que vive numa constante hipocrisia, seja com os outros ou consigo mesmo.
Vânia Ferreira
Comentários